Blog

Ptose palpebral: como resolver o problema da queda das pálpebras

ptose palpebral

Você tem observado que suas pálpebras parecem estar mais caídas do que o normal? Isso pode ser sinal de ptose palpebral, uma condição em que a pálpebra superior perde sua firmeza, afetando tanto a estética quanto a saúde ocular. O problema pode atingir tanto homens quanto mulheres, tornando-se ainda mais comum com o avanço da idade.

 

Além da queda visível de uma ou ambas as pálpebras superiores, que podem cobrir parte do olho e comprometer a visão, há alguns outros sintomas a serem observados que podem ajudar a identificar a ptose palpebral, como a sensação de cansaço nos olhos, a necessidade de inclinar a cabeça para enxergar melhor ou até dores de cabeça causadas pelo esforço visual. Em casos mais severos, a ptose pode dificultar a abertura completa dos olhos. Se você perceber qualquer um desses sinais, é importante procurar um oftalmologista para um diagnóstico adequado e avaliar o melhor tratamento.

 

 

Dr. Vitor Dourado

 

 

Mas o que exatamente leva à queda das pálpebras?


A ptose palpebral pode gerar, além do impacto estético, desconforto funcional, tornando simples tarefas mais desafiadoras. Vamos entender as principais causas dessa condição.

 

Idade: o fator mais comum é o envelhecimento natural, quando os músculos responsáveis por levantar a pálpebra enfraquecem e a pele perde elasticidade;


Fatores genéticos: algumas pessoas nascem com uma predisposição para a queda das pálpebras, o que pode influenciar o surgimento da ptose em pessoas mais jovens, sendo importante o acompanhamento médico desde os primeiros sinais;


Lesões oculares ou traumas na região dos olhos: podem danificar os músculos ou nervos que controlam as pálpebras, levando à queda. 

 

Em qualquer um desses casos, o diagnóstico e tratamento adequados são essenciais para restaurar a aparência dos olhos e principalmente a função.

 

 

Opções de tratamento para a ptose palpebral 

 

Como já mencionado anteriormente, a ptose palpebral não só altera a aparência do rosto, mas também pode dificultar atividades cotidianas, como ler e dirigir, prejudicando a qualidade de vida. 

 

A solução para a correção da ptose palpebral é a cirurgia. Essa cirurgia visa corrigir a queda da pálpebra superior, que ocorre devido ao enfraquecimento do músculo elevador da pálpebra ou problemas relacionados ao tendão desse músculo. Durante o procedimento, o cirurgião reforça ou encurta o músculo elevador para que a pálpebra seja capaz de abrir e fechar de forma adequada, restaurando a posição normal.

 

Como utilizamos o laser de CO2, a técnica é menos invasiva, com menor trauma nos tecidos, o que pode resultar em uma recuperação mais rápida e uma cicatrização mais estética.

 

 

O pós operatório da cirurgia de correção da ptose palpebral 


Após a cirurgia, o paciente pode sentir um leve inchaço, hematomas e algum desconforto, que costumam ser controlados com o uso de analgésicos prescritos. Compressas frias são recomendadas nos primeiros dias para reduzir o inchaço e acelerar a recuperação. 

 

O paciente deve evitar esforços físicos intensos, exposição ao sol e uso de lentes de contato até que o médico autorize. A recuperação completa leva de 2 a 4 semanas, com os pontos sendo removidos em cerca de 5 a 7 dias após a cirurgia.

 

Para saber mais sobre a correção da ptose palpebral e entender melhor o procedimento e seus benefícios, confira os seguintes artigos no nosso blog:

 

Blefaroplastia: o que é e como é realizada

Blefaroplastia: entendendo o procedimento e seus benefícios

 

 

Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, mas também podemos dizer que está nos olhos de quem é visto.

Se você tem notado algum dos sintomas associados a ptose palpebral mencionados aqui, o Dr. Vitor Dourado pode te ajudar. Com anos de experiência e tecnologia de ponta, ele oferece tratamentos personalizados para restaurar a função e a aparência dos seus olhos. Atendendo em Pará de Minas e região, o Dr. Vitor está pronto para transformar sua visão e sua confiança.

Agende sua consulta para fazer uma avaliação e ter a orientação sobre o tratamento mais adequado. Clique aqui para agendar diretamente pelo WhatsApp.

Conteúdos Relacionados

CIRURGIAS

Tumores palpebrais: informe-se e conheça as formas de tratamento

Você já ouviu falar sobre os tumores palpebrais e seu impacto na sua saúde ocular? […]

Publicado em 15/maio
ectrópio
CIRURGIAS

Ectrópio: causas, sintomas e tratamentos

As pálpebras são extremamente importantes e desempenham um papel fundamental para a manutenção da saúde […]

Publicado em 8/maio
fox eyes
CIRURGIAS

Fox eyes: conheça a tendência em cirurgia estética das pálpebras

Nos últimos anos, a procura por procedimentos que buscam realçar a beleza dos olhos têm […]

Publicado em 1/maio
cantopexia
CIRURGIAS

Cantopexia: o que é, indicações e procedimento

A cantopexia é um procedimento cirúrgico oftalmológico reconhecido por seus resultados estéticos e funcionais. A […]

Publicado em 17/abr
oculoplástica
CIRURGIAS

Oculoplástica (cirurgia plástica ocular): saiba o que é e quando é aplicada

A medicina é uma ciência bastante ampla, com diversas especialidades e subespecialidades. Cada uma delas […]

Publicado em 10/abr
BLEFAROPLASTIA

Blefaroplastia superior: Guia completo sobre o procedimento

A região dos olhos é uma das mais expressivas do rosto, mas, com o passar […]

Publicado em 3/abr
entrópio palpebral
CIRURGIAS

Entrópio palpebral: causas, sintomas e tratamentos

Quando o assunto é a saúde oftalmológica, há uma condição que, apesar de ainda ser […]

Publicado em 27/mar
BLEFAROPLASTIA

Blefaroplastia inferior: tudo o que você precisa saber

A busca por uma aparência rejuvenescida leva muitas pessoas a explorar alternativas de tratamento estético. […]

Publicado em 20/mar

Pronto para te receber!

© 2024 Vitor Dourado. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência ATEC