A cantopexia é um procedimento cirúrgico oftalmológico reconhecido por seus resultados estéticos e funcionais. A técnica se tornou uma importante aliada na melhoria da aparência e na resolução de problemas relacionados às pálpebras.
Sob a avaliação e validação do Dr. Vitor Dourado, especialista em blefaroplastia e referência na área da plástica ocular, este artigo explora os aspectos essenciais da cirurgia, desde sua definição até os cuidados indicados no pós-operatórios.
Você vai entender em quais situações a cantopexia é recomendada pelos especialistas nesta técnica, como o procedimento é realizado e, entre outros pontos, conhecer os benefícios de sua realização em conjunto com a blefaroplastia.
A cantopexia é uma cirurgia cujo objetivo é melhorar a posição e a aparência dos cantos externos dos olhos, também conhecidos como cantos laterais. Este procedimento envolve o reposicionamento dos tecidos ao redor dos olhos para criar uma aparência mais jovem e alerta.
Os cantos externos dos olhos são uma parte importante da anatomia ocular, pois são responsáveis por manter a forma e a tensão das pálpebras. A técnica faz a correção de possíveis alterações nessa área e proporciona um aspecto mais jovem e saudável.
Uma das funções da cantopexia é corrigir a queda das pálpebras inferiores, problema bastante comum, especialmente em pessoas com idade mais avançada, sendo essa uma das características mais comuns do envelhecimento.
É muito comum que pessoas insatisfeitas com sua própria aparência procurem um especialista com o objetivo de fazer o procedimento. Embora a estética seja uma das principais razões, existem outras indicações para a cirurgia.
Abaixo, vamos explorar algumas delas para você se informar.
Determinados problemas faciais podem causar assimetrias nas pálpebras, como é o caso das paralisias, por exemplo. Um dos objetivos da cantopexia é fazer a correção dessas assimetrias, buscando restabelecer a simetria nos cantos externos dos olhos.
A aparência envelhecida, problema que já citamos anteriormente neste post, é uma das principais queixas dos pacientes que procuram pelo procedimento. Muitas pessoas se incomodam muito com a estética – e esse incômodo pode afetar significativamente a vida de alguém, tirando, inclusive, sua autoestima.
A flacidez das pálpebras é algo que te incomoda? Saiba que você não está só. Muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, reclamam do problema, já que é comum que as pálpebras percam sua elasticidade e firmeza ao longo dos anos.
O envelhecimento, de fato, é uma das principais causas de uma pele mais flácida, mas ele não está sozinho. O uso do cigarro, a exposição prolongada e desprotegida do sol e fatores genéticos também podem causar flacidez, entre outras questões.
Muitas pessoas confundem a cantopexia com a blefaroplastia, mas, na realidade, são coisas diferentes. E a verdade é que as duas técnicas podem ser realizadas em conjunto, sendo a cantopexia um complemento à cirurgia das pálpebras.
Enquanto a cantopexia trabalha nos cantos dos olhos, a blefaroplastia tem outra função. Ela retira o excesso de pele e de gordura nas pálpebras inferiores e superiores, melhorando a aparência e até a qualidade de vida do paciente.
Vale lembrar: nem sempre há a indicação da realização dos dois procedimentos. É importante conversar com o profissional responsável pelo caso e se informar.
Quer saber mais sobre a blefaroplastia? O Dr. Vitor Dourado já compartilhou diversos artigos a respeito da cirurgia das pálpebras para você se informar. Acesse agora:
É muito importante ressaltar que a avaliação prévia por um oftalmologista experiente em plástica ocular é fundamental para determinar a necessidade e a viabilidade da cantopexia em cada caso, de acordo com a realidade do paciente.
O especialista irá analisar as condições individuais do indivíduo, o histórico médico e as características dos cantos dos olhos para traçar um plano de tratamento personalizado. Procure um especialista qualificado, como o Dr. Vitor Dourado.
Agende uma consulta com o Dr. Vitor Dourado
Durante a cirurgia, o cirurgião faz uma sutura de plicatura com o objetivo de suspender a pálpebra inferior do paciente. Depois, ele faz a fixação da pálpebra no rebordo ósseo, o que faz com que seu contorno fique mais ascendente.
Estamos falando de uma intervenção cirúrgica considerada eficaz, segura e rápida. Ela é realizada, na maior parte dos casos, com a aplicação de uma anestesia local (com ou sem a sedação como complemento).
A cirurgia de cantopexia costuma não demorar, mas o tempo médio pode variar, já que outros procedimentos podem ser realizados em conjunto (como a já mencionada blefaroplastia). O paciente costuma receber alta no mesmo dia na maioria das vezes.
Importante: vale ressaltar que a técnica é indicada para corrigir problemas menos complexos. Converse com o especialista em oculoplástica a respeito do seu caso em especial e tire todas as suas dúvidas.
Assim como em qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, é fundamental se atentar às recomendações médicas durante o pós-operatório. Normalmente, a recuperação é rápida e tranquila, desde que o paciente siga as indicações.
Em meio ao pós-operatório, costuma ser indicado:
Além disso, é fundamental que o paciente compareça às consultas de retorno.
Agora que você já conhece a cantopexia, chegou a hora de pensar em você! Se está em busca de um profissional qualificado para a realização do procedimento, agende uma consulta com o Dr. Vitor Dourado.
Ele fará uma avaliação completa do seu caso e fará suas indicações de tratamento de acordo com suas vontades e necessidades. Ele atende em Pará de Minas/MG e em cidades próximas. Marque seu atendimento agora! Clique aqui!
Você tem observado que suas pálpebras parecem estar mais caídas do que o normal? Isso […]
Você já ouviu falar sobre os tumores palpebrais e seu impacto na sua saúde ocular? […]
As pálpebras são extremamente importantes e desempenham um papel fundamental para a manutenção da saúde […]
Nos últimos anos, a procura por procedimentos que buscam realçar a beleza dos olhos têm […]
A medicina é uma ciência bastante ampla, com diversas especialidades e subespecialidades. Cada uma delas […]
A região dos olhos é uma das mais expressivas do rosto, mas, com o passar […]
Quando o assunto é a saúde oftalmológica, há uma condição que, apesar de ainda ser […]
A busca por uma aparência rejuvenescida leva muitas pessoas a explorar alternativas de tratamento estético. […]