Rosto com aspecto cansado e envelhecido, diminuição do campo de visão, dificuldade de realizar tarefas simples, esses são alguns problemas decorrentes de uma condição que vai além da aparência, causando também desconforto funcional no paciente, a ptose palpebral. Conhecida como “pálpebra caída”, ela ocorre quando a pálpebra superior perde a firmeza e desce sobre os olhos.
Como mencionado, além do impacto estético, a “pálpebra caída” afeta a qualidade de vida e a segurança do paciente. E a boa notícia é que existe uma solução eficaz para esse problema, a blefaroplastia, uma cirurgia voltada para a correção das pálpebras, uma das especialidades do Dr Vitor Dourado, dentro das opções de plásticas oculares.
Plástica ocular: entenda o que é, procedimentos e benefícios Confira aqui.
Entender as causas da pálpebra caída é essencial para buscar o tratamento adequado. Aqui estão os principais motivos pelos quais essa condição se desenvolve:
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico eficaz que visa corrigir o problema das pálpebras caídas, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Entenda como o processo é realizado:
Para garantir que o procedimento seja indolor e confortável, é aplicada anestesia local, acompanhada ou não de sedação, dependendo da recomendação do cirurgião. Então são realizadas pequenas incisões nas dobras naturais da pálpebra superior, o que permite um acesso direto à área que precisa de correção. Essas incisões são estrategicamente localizadas para que as cicatrizes fiquem praticamente invisíveis após a recuperação. Através da incisões, o cirurgião remove o excesso de pele, e em alguns casos, pequenas bolsas de gordura que se acumulam na região também são retiradas ou reposicionadas, contribuindo para uma aparência mais rejuvenescida e descansada.
Se a causa das pálpebras caídas for a ptose palpebral, o cirurgião também realiza um ajuste no músculo levantador. Esse ajuste é essencial para restaurar a função da pálpebra, garantindo que ela retorne à sua posição natural e não obstrua mais a visão.
Após a remoção do excesso de pele e o ajuste dos tecidos, o cirurgião fecha as incisões com pontos finos. Como as incisões são feitas nas dobras naturais da pele, as cicatrizes tendem a ser discretas e, com o tempo, tornam-se quase imperceptíveis.
O procedimento costuma durar entre 1 e 2 horas, dependendo da complexidade do caso, e não há necessidade de internação, permitindo que o paciente possa retornar para casa no mesmo dia.
A blefaroplastia apresenta benefícios funcionais e estéticos, sendo uma solução completa para quem enfrenta o problema da da pápebra caída, e busca não só uma melhora na visão, mas também uma aparência rejuvenescida.
O Dr. Vitor Dourado tem uma vasta experiência em blefaroplastia, e realiza o procedimento tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores, com as técnicas mais modernas disponíveis atualmente no universo da cirurgia plástica ocular.
A técnica mais utilizada na blefaroplastia das pálpebras superiores é a abordagem tradicional, em que cirurgião faz uma incisão na dobra natural da pálpebra superior, o que ajuda a esconder a cicatriz após a recuperação. Após a incisão, o excesso de pele e, quando necessário, o acúmulo de gordura são removidos ou redistribuídos, eliminando a flacidez e proporcionando um contorno mais definido ao olho.
Já a blefaroplastia das pálpebras inferiores pode ser realizada com duas técnicas principais:
Mais informações sobre os procedimentos em:
Blefaroplastia superior: Guia completo sobre o procedimento aqui
Blefaroplastia inferior: tudo o que você precisa saber aqui
Para garantir uma recuperação tranquila, maximizar os resultados e evitar complicações, é essencial seguir algumas orientações específicas no pós-operatório:
-manter repouso nas duas primeiras semanas
-fazer a higienização da área com água e sabão neutro, evitando infecções
-a utilização de compressas frias, para ajudar a minimizar o inchaço e aliviar o desconforto
– uso de pomadas, é fundamental para a cicatrização adequada
-aplicação de filtro solar na área operada para evitar a formação de cicatrizes escuras
Os pacientes que passam pela blefaroplastia podem esperar melhorias significativas tanto em termos estéticos quanto funcionais, que proporcionam aumento da autoestima e confiança.
Do ponto de vista estético, o procedimento rejuvenesce a área ao redor dos olhos, eliminando a flacidez e as bolsas de gordura. Isso resulta em um olhar mais descansado e revitalizado, proporcionando uma aparência mais jovem e harmoniosa.
Há também benefícios importantes em termos de funcionalidade. A blefaroplastia pode restaurar a visão periférica, que muitas vezes é prejudicada pelo excesso de pele na pálpebra superior, facilitando atividades cotidianas e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, mas também podemos dizer que está nos olhos de quem é visto.
Se você está buscando uma solução para o problema de pálpebras caídas, o Dr. Vitor Dourado pode te ajudar com uma avaliação personalizada e o tratamento mais adequado. Não deixe que essa condição afete sua qualidade de vida e sua autoestima. Agende sua consulta!
A aparência de cansaço, causada pelo envelhecimento natural ou por fatores genéticos, pode impactar diretamente […]
Se você chegou aqui é muito provável que tenha interesse sobre a blefaroplastia, ou “cirurgia […]
Nos últimos anos, tem crescido significativamente a busca por procedimentos estéticos que proporcionem resultados duradouros […]
A cirurgia das pálpebras, é uma intervenção cirúrgica que tem como principal objetivo rejuvenescer a […]
O excesso de pele nas pálpebras é um problema que afeta homens e mulheres, causando […]
A plástica ocular é uma especialidade da oftalmologia que com foco em cirurgias e procedimentos […]
A busca pela autoestima e pela qualidade de vida está em alta e cada vez […]
A cirurgia das pálpebras vem ganhando cada vez mais popularidade devido às suas soluções estéticas […]
A região dos olhos é uma das mais expressivas do rosto, mas, com o passar […]
A busca por uma aparência rejuvenescida leva muitas pessoas a explorar alternativas de tratamento estético. […]
Você já se pegou criticando sua própria imagem? Sentindo-se incomodado(a) com a pele ao redor […]